PASSAGEM, um dos últimos projetos pensados pela artista Sonia Wysard, é uma instalação com pinturas em grandes formatos.
Os vestígios dos gestos na pintura de Sonia, que frequentemente nos remetem a imagens de paisagens ou espaços indefinidos, recobertos pela cor translúcida produzem tensões sutis dentro do abstrato campo pictórico de cada sua obra. Estas sutis tensões internas também refletem-se respectivamente fora delas, quando numa escala mais imponente confrontam-se irremediavelmente com o corpo do espectador, isto é, uma linguagem bidimensional que joga com a tridimensionalidade do mundo que a instala e com as infinitas dimensões internas de quem a vê.
A instalação pictórica Passagem induz então movimentos ao olhar e alterações da percepção do sujeito, envolvendo não só o deslocamento visual, mas também mental e corporal. Esta situação aqui proposta, ao relacionar espacialmente estas obras entre si, potencializa as possibilidades plásticas intrínsecas de cada uma delas e consequentemente do seu conjunto com o meio, tornando sua recepção ainda mais contundente, e assim intensificando e amplificando o principal fio condutor da linguagem poética de Sonia: o desafio presencial dos limites da visão.