Sonia Wysard | PASSAGEM
22555
page-template-default,page,page-id-22555,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.2,popup-menu-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive
PASSAGEM
Instalação

PASSAGEM, um dos últimos projetos pensados pela artista Sonia Wysard, é uma instalação com pinturas em grandes formatos.

Os vestígios dos gestos na pintura de Sonia, que frequentemente nos remetem a imagens de paisagens ou espaços indefinidos, recobertos pela cor translúcida produzem tensões sutis dentro do abstrato campo pictórico de cada sua obra. Estas sutis tensões internas também refletem-se respectivamente fora delas, quando numa escala mais imponente confrontam-se irremediavelmente com o corpo do espectador, isto é, uma linguagem bidimensional que joga com a tridimensionalidade do mundo que a instala e com as infinitas dimensões internas de quem a vê.

A instalação pictórica Passagem induz então movimentos ao olhar e alterações da percepção do sujeito, envolvendo não só o deslocamento visual, mas também mental e corporal. Esta situação aqui proposta, ao relacionar espacialmente estas obras entre si, potencializa as possibilidades plásticas intrínsecas de cada uma delas e consequentemente do seu conjunto com o meio, tornando sua recepção ainda mais contundente, e assim intensificando e amplificando o principal fio condutor da linguagem poética de Sonia: o desafio presencial dos limites da visão.

Cristiane Geraldelli

( Fevereiro/2020 )

Texto Curatorial da exposição individual PASSAGEM, realizada no Museu de Arte de Blumenau MAB em Março/2020.

PASSAGEM Instalação Pictórica / PASSAGE Pictorial Installation – Museu de Arte de Blumenau – MAB (2020)