Sonia Wysard | NOTURNOS
21371
page-template-default,page,page-id-21371,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.2,popup-menu-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive
NOTURNOS
Trípticos / Acrílica sobre papel

 

Do mergulho para a escuridão total, para depois emergir através do reflexo da luz… ou passeios noturnos por pequenos trechos de pintura sobre papel. NOTURNOS são exercícios em pequeno formato de uma artista que pensa sobre o deslocamento visual e mental no espaço pictórico.

O preto, como sempre presente nos trabalhos de Sonia Wysard, deixam suas marcas e delineam assim possíveis campos e espaços de cor, que são veladas por camadas fluidas de um azul translúcido e intenso. Este azul insiste em cobrir praticamente toda a superfície do trabalho, mas sem apagar o que se formou pela pincelada decisiva do preto. O azul funde-se ao preto, formando um espaço que não se torna plano e achatado, mas incita a pensar a profundidade. Talvez uma profundidade muito mais virtual e ampla que a matéria em si poderia prever.

A luminosidade que rasga o breu, primeiramente perdida ao escurecer o papel branco através do gesto da pintura em preto (quase uma escritura gráfica), retorna por um filtro de cor, jogando com as opacidades e as transparências dos materiais utilizados.

NOTURNOS nos permitir entrar e sair, numa escala ainda mais mental, por serem trabalhos menores e assim mais íntimo ao olhar humano. A velocidade vai depender do tempo de cada um, e de quanto se deixa perder e perceber o discurso espacial proposto.

Cada tríptico funciona então como um encontro destes pequenos movimentos isolados, construindo um percurso visual escolhido pela artista e sugerido assim ao espectador, trechos de um processo único, repetitivo, mas nunca igual.

 

Cristiane Geraldelli

(Junho/2017)

Cristiane Geraldelli é artista e pesquisadora em Artes Visuais. Este texto foi escrito para a série NOTURNOS em Junho de 2017.

NOTURNOS I / NOCTURNALS I Tríptico/Triptych Acrílica sobre papel/Acrylic on paper 45x125.7cm 29.7x42cm cada/each (2017)